França: Elegibilidade e diretrizes para estudantes e recém-graduados

Abre a porta de entrada para o teu estágio de sonho em França

Realiza o teu estágio de sonho em França com toda a facilidade. Descobre a Piktalent! Os estágios em França podem ser uma excelente forma de ganhares experiência profissional no mercado de trabalho europeu, enquanto desfrutas de um país rico em cultura e história.

A França oferece uma variedade de opções de estágio devido à sua diversidade cultural e economia avançada. Os estudantes podem seguir programas em ciências empresariais, educação, hospitalidade e muito mais. E, claro, quando não estiveres a trabalhar, o país está de braços abertos para ti – explora o interior francês, visita os pontos turísticos, experimenta comida incrível e aproveita para dar um boost no teu francês!

Estágios curriculares

estes estágios são realizados durante o ano letivo, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas. Oferece uma primeira experiência profissional significativa, centrada nas competências que os estudantes desejam aperfeiçoar.

Estágios profissionais

realizados no final dos estudos, estes estágios podem potencialmente conduzir a um emprego. Dado que o estágio escolhido pode moldar a tua futura carreira, os riscos são consideravelmente maiores com os estágios funcionais.

Contratos de aprendizagem (Contrats d'Apprentissage ou Stage en Alternance)

este programa permite aos estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos seguir uma formação em contexto de trabalho e, simultaneamente, obter um diploma numa escola profissional. A duração do contrato pode ir de 1 a 3 anos, consoante o diploma ou a qualificação em causa.

Contratos de Estágio Profissional (Contrat de professionnalisation ou Stage en Alternance)

trata-se de um contrato de trabalho entre uma entidade patronal e um trabalhador, que combina trabalho na empresa e formação teórica. O objetivo é adquirir competências profissionais através de um programa de formação certificado ou de um diploma. Normalmente, a sua duração varia entre 6 e 12 meses, mas em certos casos pode ser prolongada até 24 meses.

V.I.E (Voluntariado Internacional na Empresa)

este programa oferece oportunidades de voluntariado internacional a cidadãos franceses e do Espaço Económico Europeu (EEE). Permite às empresas francesas enviar jovens profissionais com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos para trabalhar no estrangeiro durante um período de 6 a 24 meses.

Os programas de estágio em França são fundamentais para oferecer aos estudantes e aos candidatos a emprego uma experiência prática inestimável, servindo de plataforma de lançamento para as suas carreiras. Estes programas são concebidos para fazer a ponte entre os domínios educativo e profissional, dotando os indivíduos de competências práticas, conhecimentos da indústria e conexões valiosas nas suas áreas de eleição.

Requisitos de elegibilidade para estágios em França

Estágios em França

Os estágios em França estão abertos tanto a cidadãos franceses como a estudantes internacionais. Os estudantes internacionais (não comunitários) devem ter um visto de estudante válido e, por vezes, uma autorização de trabalho, consoante a sua nacionalidade e a duração do estágio.

  1. Duração: Os estágios podem durar de algumas semanas a um ano. A duração pode variar consoante o programa específico e as necessidades da entidade patronal. No entanto, devem estar integrados num programa de formação, o que exige um mínimo de 200 horas de instrução por ano e um mínimo de 50 horas dadas na presença do estudante. São proibidos os estágios fora do currículo educativo. *

  2. Pagamento: Em França, se o estágio durar mais de dois meses, o estagiário tem direito a uma remuneração mínima. Este valor é fixado pelo governo e pode mudar com o tempo.

  3. Convenção de estágio (Training Agreement): Todos os estágios em França requerem uma “Convention de Stage”. Trata-se de um acordo tripartido entre o estagiário, a universidade e a empresa. Define os objetivos do estágio e as tarefas que o estagiário irá realizar.

Um ponto importante a ter em conta é que os estagiários não são considerados trabalhadores em França, o que significa que devem seguir as regras da organização que os acolhe, mas não têm as mesmas obrigações que os trabalhadores. *

Atualização da regulamentação dos estágios em França de 2023:

  • Remuneração: Estágios com duração superior a dois meses num único ano letivo exigem remuneração. A partir de 2023, a compensação mínima para estagiários é de aproximadamente 3,90 euros por hora, correspondendo a 15% do teto máximo da taxa horária da Segurança Social.

  • Horário de trabalho: Os estagiários estão limitados a um máximo de 35 horas semanais, segundo o limite legal para os trabalhadores por conta de outrem.

  • Férias e feriados: Os estagiários beneficiam de um dia de férias por cada mês de estágio e têm direito a férias nos feriados.

  • Duração: A duração acumulativa de um estágio, incluindo eventuais prolongamentos, não deve exceder seis meses por ano no mesmo estabelecimento.

  • Convenção de estágio (Training Agreement): Esta convenção tripartida é fundamental. É um pacto entre a instituição de ensino, o empregador e o estagiário, especificando os objetivos, as tarefas, a duração e a remuneração do estágio.

  • Supervisão: Tanto a instituição de ensino como o empregador são obrigados a designar um mentor ou tutor para supervisionar o progresso e a experiência do estagiário.

Vistos de estudante franceses

Regulamentos de estágio para nacionais e estrangeiros
UE / NON UE

Vistos de trabalho franceses

Regulamentos de emprego para estrangeiros
UE / NON UE
Contratos de formação (Training Agreement) em França

Tal como os estágios, os contratos de formação também estão abertos tanto a cidadãos franceses como a estudantes internacionais. No entanto, as condições de elegibilidade para um contrato de formação podem ser mais específicas, consoante o domínio e a entidade empregadora.

  1. Duração: Os contratos de formação duram geralmente entre um e três anos. Os contratos de formação combinam formação no local de trabalho e ensino em sala de aula.

  2. Pagamento: No âmbito de um contrato de formação, a pessoa é considerada um trabalhador por conta de outrem e recebe um salário. O montante do salário pode variar consoante a área, a duração do contrato e o nível de experiência da pessoa.

  3. Contrato de profissionalização e contrato de aprendizagem: Existem dois tipos principais de contratos de formação em França: o contrato de profissionalização e o contrato de aprendizagem. Ambos têm por objetivo proporcionar formação profissional e experiência de trabalho, mas têm diferentes requisitos de elegibilidade e são adequados a diferentes tipos de emprego.

Apoio Estatal para Aprendizes e Estagiários em 2023: Após o decreto de 29 de dezembro de 2022, foi disponibilizado um novo apoio estatal para empresas que contratem aprendizes ou estagiários em 2023.

  • Montante e condições: O auxílio é aplicável aos contratos assinados entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023 e será pago durante o primeiro ano de execução do contrato. O montante máximo do auxílio é de 6000 euros para um aprendiz, independentemente da sua idade, e de 6000 euros para um estagiário ao abrigo de um “contrat de professionnalisation”, com um limite de idade de 29 anos. Existem requisitos específicos, nomeadamente no que se refere ao tipo e nível de estudos. Aplicam-se condições suplementares aos empregadores com um efetivo igual ou superior a 250 pessoas.

  • Obtenção do auxílio estatal: Não existe um procedimento de candidatura distinto. No entanto, devem ser seguidos determinados passos para facilitar o processamento automático dos pagamentos:

    1. Envio do Contrato: Tanto os contratos de aprendizagem quanto os de estágio possuem formulários específicos. O formulário preenchido e assinado deve ser encaminhado à organização de formação competente, o ‘OPCO’, que verifica a consistência dos dados e envia o contrato ao Ministério do Trabalho.
    2. Sylae – Declaração de conta bancária: As entidades empregadoras têm de criar uma conta na plataforma Sylae. Após a criação da conta, a empresa deve fornecer os dados da sua conta bancária na plataforma para o pagamento do apoio estatal.
    3. Declaração mensal: O teu prestador de serviços de salários francês assegura a declaração mensal exata dos dados pessoais, contratuais e salariais através da declaração DSN. Para os aprendizes, esta ação desencadeia automaticamente o pagamento. Para os contratos de estágio, o recibo de vencimento francês deve ser carregado mensalmente na plataforma Sylae.
    4. Monitorização dos pagamentos: Os empregadores podem acompanhar os pagamentos do novo apoio estatal para aprendizes e estagiários em 2023 através da sua conta na plataforma Sylae.
Estágio em Alternância

Uma forma de ensino única em França, em que trabalhas a tempo parcial e estudas a tempo parcial. Os dois principais tipos de contratos alternados:

  1. Contrato de profissionalização (Contrato de profissionalização)
  2. Contrat d’apprentissage (Contrato de aprendizagem)

Em ambos os casos, os estudantes abrangidos por estes contratos são considerados trabalhadores da empresa e recebem um salário. Este salário corresponde a uma percentagem do salário mínimo francês (SMIC) e varia consoante a idade e o nível de formação do estudante. O contrato de profissionalização destina-se normalmente a pessoas com mais de 16 anos que pretendam complementar a sua formação com experiência profissional, ou a adultos que pretendam mudar de carreira ou reintegrar o mercado de trabalho.

Enquanto cidadão da UE, podes candidatar-te a uma alternância em França. Os cidadãos da UE beneficiam do princípio da livre circulação, o que significa que não precisas de pedir autorização de trabalho ao Estado francês para iniciar uma alternância. Uma vez assinado o contrato com uma empresa francesa, a tua alternância pode começar, independentemente do tipo de contrato (aprendizagem ou profissionalização) que escolheres.

Os documentos necessários para iniciar um processo de alternância como cidadão da UE são os seguintes:

  • Uma autorização de residência válida
  • O formulário CERFA é preenchido e assinado pelo teu futuro empregador.

Deves também obter uma convenção de estágio, que é equivalente a um contrato de trabalho para um estagiário. Esta convenção define as tuas tarefas, a duração do estágio, a eventual remuneração, os nomes dos teus tutores, o teu regime de proteção social, as condições de ausência, as condições de rescisão do estágio, etc. Este documento deve ser assinado por ti, pela empresa e pelo teu estabelecimento de ensino.

O V.I.E (Volontariat International en Entreprise) é um programa francês de estágios internacionais que permite às empresas enviar jovens profissionais entre os 18 e os 28 anos para o estrangeiro. A duração de uma missão V.I.E. pode variar de 6 a 24 meses e pode ser renovada uma vez no limite de 24 meses. Está aberta a jovens de todas as nacionalidades que façam parte do Espaço Económico Europeu. O programa abrange uma grande variedade de áreas, desde marketing e engenharia a IT e vendas, o que o torna uma excelente oportunidade para os jovens profissionais adquirirem experiência internacional na sua área de interesse.

Os voluntários V.I.E. têm o estatuto de agentes públicos em missão e a sua missão é definida por um acordo entre a empresa de envio e a Business France. Recebe um subsídio mensal, cujo montante é fixado pela Business France, em função do país de acolhimento.

Os critérios específicos de elegibilidade podem variar, mas, em geral, o programa está aberto a pessoas que satisfaçam as seguintes condições:

  1. Ser nacional de um Estado-membro do Espaço Económico Europeu (EEE).
  2. Ter entre 18 e 28 anos (o limite de idade pode ir até aos 30 anos em alguns países).
  3. Goza de boa saúde e está fisicamente apto para executar o trabalho.
  4. Ter cumprido todas as obrigações de serviço nacional.
  5. Não ter sido condenado anteriormente por qualquer infração penal que possa ser incompatível com a missão.
  6. Estar disponível por um período de 6 a 24 meses.

O programa está aberto a uma vasta gama de perfis, incluindo estudantes, candidatos a emprego e pessoas já empregadas pela empresa de origem.

Orientações para os estágios em França

Abre o caminho para o teu estágio de sonho em França com estas orientações essenciais:

  1. Pesquisa: Faz uma pesquisa aprofundada para identificar os setores, as empresas e as regiões de França que correspondem aos teus interesses e objetivos profissionais.

  2. Verificação de elegibilidade: Revê os requisitos de elegibilidade para estágios em França, incluindo regulamentos de vistos, restrições de idade, habilitações académicas e proficiência linguística.

  3. Networking: Constrói redes profissionais participando em feiras de carreiras, eventos do setor e plataformas online.

  4. Prepara os teus materiais de candidatura: Aperfeiçoa o teu currículo e adapta-o para realçar as competências, experiências e resultados académicos relevantes.

  5. Sê paciente: Prepara-te para um processo de candidatura potencialmente longo quando procurares um estágio em França, pois pode ser necessário ter paciência.

Captura de ecrã 2023-04-12, às 15.09.59

Considerações culturais em França

Para fazer um estágio em França, tens de apreciar e respeitar profundamente as normas e práticas culturais do país. Toma nota das seguintes considerações essenciais para garantir uma experiência harmoniosa:

Cortesia
e formalidade

A cortesia é muito valorizada em França. É habitual dirigir-se às pessoas com "Bonjour" ou "Bonsoir" quando entra numa loja, restaurante ou escritório.

Evita o excesso de
conversa fiada

A conversa fiada não é tão frequente em França. As conversas tendem a centrar-se em tópicos significativos em vez de conversas casuais.

Etiqueta ao jantar

A cozinha francesa e a etiqueta alimentar são muito apreciadas. Não te esqueças que é habitual colocar as mãos no colo durante a refeição e que apoiar os pulsos na mesa é considerado falta de educação.

Serviços Piktalent para França

Podemos oferecer-te uma série de serviços para tornares a tua experiência de estágio inesquecível.

Perguntas frequentes

Os estágios em França estão normalmente abertos a estudantes que estejam atualmente inscritos numa instituição de ensino, seja ela um liceu, uma escola profissional, um colégio ou uma universidade. A instituição de ensino é geralmente responsável pela organização do estágio, que deve estar relacionado com o curso de estudo do estudante.

Para cidadãos franceses: Os estudantes franceses podem candidatar-se a estágios no âmbito dos seus programas académicos ou de forma independente.

Para os cidadãos da UE: Os estudantes dos países da União Europeia têm o direito de trabalhar e estudar em França sem necessitarem de uma autorização especial. Podem candidatar-se a estágios tal como os estudantes franceses. No caso do programa “Alternance”, os cidadãos da UE não precisam de pedir uma autorização de trabalho para participar. Após assinarem o contrato com uma empresa francesa, podem iniciar a sua “Alternância”, quer se trate de um Contrato de Profissionalização ou de um Contrato de Aprendizagem.

Para cidadãos não comunitários: Os cidadãos de países não pertencentes à UE também podem participar em estágios em França, mas devem ter um visto de estudante ou uma autorização de residência válidos. Se pretenderem fazer uma “Alternância” em França, devem ter completado um ano de estudos em França antes de se poderem inscrever num programa de “Alternância”. Necessita também de uma autorização de residência válida, de uma autorização de trabalho temporária (se tiver mais de 18 anos), de um formulário CERFA preenchido e assinado pelo seu futuro empregador e de um certificado de escolaridade da escola ou do CFA onde estudou no ano anterior.

Todos os estudantes, independentemente da sua nacionalidade, necessitam de uma convenção de estágio (“convention de stage” ou “training agreemen”) para realizar legalmente um estágio em França. Esta convenção é um contrato tripartido entre o estudante, o estabelecimento de ensino e a empresa de acolhimento, que define os pormenores do estágio.

Verifica sempre as informações mais atualizadas provenientes de fontes oficiais, uma vez que as regras podem mudar.

Em França, não existem restrições de idade específicas para os estágios. No entanto, os estágios destinam-se geralmente a estudantes, pelo que se situam normalmente na faixa etária dos estudantes do ensino secundário, superior ou universitário. É importante notar que a elegibilidade para os estágios depende muitas vezes mais do estatuto de estudante do que da idade. No entanto, para os estudantes não pertencentes à União Europeia com menos de 18 anos que queiram participar no programa “Alternance”, não é necessária uma autorização de residência, ao contrário do que acontece com os maiores de 18 anos 1.

Como sempre, cada estágio tem os seus próprios requisitos específicos, sendo uma boa ideia verificar os detalhes de cada oportunidade. Também é importante notar que as leis laborais em França incluem proteções para os jovens trabalhadores, e estas leis podem afetar os tipos de trabalho e as horas que podem ser trabalhadas por menores de 18 anos.

Sim, se não fores cidadão da União Europeia (UE), é provável que precises de um visto para fazer um estágio em França. Este visto é geralmente um visto de estudante ou um visto de estágio específico, consoante a tua situação e a duração do estágio.

Se pretendes fazer uma “alternância” em França, tens de ter uma autorização de residência. Para os estudantes com mais de 18 anos de idade, é obrigatório ter uma autorização de residência.
Alguns dos tipos de autorização de residência mais utilizados pelos estudantes estrangeiros que pretendem fazer uma “Alternância” incluem a autorização de residência “Vida privada, vida familiar”, o visto de “Estudante de longa duração” e a autorização de residência com o mesmo nome 1.

Os requisitos em matéria de vistos podem variar consoante a tua nacionalidade e as especificidades da tua situação. Recomenda-se que consultes o consulado ou a embaixada francesa no teu país de origem para obteres as informações mais exatas e atualizadas.

Para os cidadãos da UE, não é necessário visto ou autorização de trabalho para efetuar um estágio ou uma “Alternância” em França, graças ao princípio da livre circulação na UE 1.

Embora o conhecimento do francês possa ser benéfico e exigido para certos estágios em França, não é universalmente exigido para todos os estágios. A necessidade de conhecimentos de francês depende na maioria da área de trabalho, das tarefas específicas envolvidas no estágio e da empresa ou organização que oferece o estágio.

Em certos setores, como o comércio internacional, a tecnologia ou a investigação, pode ser possível encontrar estágios que funcionem na maioria ou na totalidade em inglês. Isto é particularmente verdadeiro para empresas e organizações internacionais que operam em França. No entanto, para estágios que exijam interação com clientes locais, clientes ou o público, espera-se que os conhecimentos da língua francesa sejam geralmente necessários.

Além disso, se o estágio fizer parte de um programa académico, os requisitos linguísticos podem também ser determinados pela instituição de ensino.

É sempre uma boa ideia verificar os requisitos linguísticos específicos na descrição do estágio ou informar-se diretamente junto da organização que oferece o estágio.

Os estágios em França podem durar até 6 meses por organização de acolhimento e por ano de formação. Podes encontrar mais informações em Estágios: obrigações do empregador.

Se o estágio tiver uma duração superior a dois meses, o estagiário tem direito a uma remuneração horária mínima ou “gratificação” de 4,05 euros, para 2021. Se a duração for inferior a 2 meses, não se tem de pagar nada. Podes encontrar mais informações em Estágios: obrigações da entidade patronal.

A “Convenção de Estágio” é um acordo tripartido assinado pelo estagiário, pela universidade e pela empresa, que define os objetivos do estágio e as tarefas que lhe serão atribuídas. Esta convenção específica igualmente a duração prevista, as condições de autorização de ausência, a taxa de remuneração, os eventuais benefícios para o estagiário e a proteção social do estagiário.

Sim, as empresas com menos de 20 trabalhadores podem acolher um máximo de 3 estagiários em simultâneo. Para as empresas com pelo menos 20 trabalhadores, o número de estagiários cuja convenção de estágio esteja em curso durante a mesma semana de calendário não pode exceder 15% do pessoal 1.

Não, os estagiários não são considerados trabalhadores por conta de outrem em França. Devem seguir as regras da organização que os acolhe, mas não têm as mesmas obrigações que os trabalhadores por conta de outrem 1.

Um contrato de formação prevê uma combinação de formação no local de trabalho e de ensino em sala de aula, com uma duração típica de um a três anos. Ao abrigo de um contrato de formação, o indivíduo é considerado um trabalhador por conta de outrem e recebe um salário.

Existem dois tipos principais de contratos de formação em França: o contrato de profissionalização e o contrato de aprendizagem. Ambos têm por objetivo proporcionar formação profissional e experiência de trabalho, mas têm diferentes requisitos de elegibilidade e são adequados a diferentes tipos de emprego.

O “estágio em alternância” é uma forma de ensino única em França que envolve trabalho a tempo parcial e estudos a tempo parcial. Tanto o Contrato de Profissionalização como o Contrato de Aprendizagem são abrangidos por esta categoria, sendo os estudantes abrangidos por estes contratos considerados empregados da empresa e recebendo um salário.

Existem principalmente dois tipos de estágios em França: Os estágios “operacionais” (curriculares), que se realizam durante o ano letivo, e os estágios “funcionais” (recém-graduação), que se realizam no final dos estudos e que podem, por vezes, conduzir a um emprego.

Sim, os cidadãos da UE podem candidatar-se a uma “alternância” em França. Não precisam de pedir uma autorização de trabalho para fazer uma “alternância” em França. Assim que o seu contrato for assinado com uma empresa francesa, pode iniciar a sua “Alternância”, quer se trate de um Contrato de Profissionalização ou de um Contrato de Aprendizagem.

Os estudantes estrangeiros necessitam de uma autorização de residência válida, de uma autorização de trabalho temporária (se tiverem mais de 18 anos e/ou não forem cidadãos da UE), de um formulário CERFA preenchido e assinado pelo seu futuro empregador e de um certificado de escolaridade da escola ou CFA onde estudaram no ano anterior (para os estudantes de países fora da UE).

Cabe agora à entidade patronal requerer a autorização de trabalho online. Para obter esta autorização, o estudante deve apresentar um documento de identidade válido, uma autorização de residência com a menção “estudante” válida, um certificado de inscrição no ensino superior, um contrato de trabalho em alternância e um CERFA preenchido pela entidade patronal.

O V.I.E. (Volontariat International en Entreprise) é um programa do governo francês que permite às empresas enviar jovens profissionais entre os 18 e os 28 anos para trabalhar no estrangeiro. As missões podem durar de 6 a 24 meses.

O programa V.I.E. está aberto a jovens profissionais com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos, nacionais de um Estado-membro do Espaço Económico Europeu (EEE). Devem estar de boa saúde, ter cumprido quaisquer obrigações de serviço nacional e não ter nenhuma condenação penal.

Se estás interessado em encontrar um emprego ou um estágio em França


Descobre tu mesmoSolicita um serviço personalizado