Legislação sobre estágios e vistos de estudante na Letónia
O sistema educativo excecional da Letónia e a excelente qualidade de vida atraem estudantes e estagiários de todo o mundo.
Tem em atenção que as regras de imigração, incluindo os vistos de estudante e os estágios, diferem consoante o teu país de origem.
Mantém-te informado sobre os requisitos específicos para melhorares a tua experiência na Letónia e aproveitares todas as oportunidades.
Desbloqueia um mundo de oportunidades, obtém informações especializadas sobre a legislação da Letónia em matéria de estágios e sobre o processo de pedido de visto de estudante, destinado a cidadãos da UE e a cidadãos de países terceiros. Conta com a Piktalent para obteres regulamentos atualizados e perspetivas de carreira extraordinárias na Letónia. Dá força à tua viagem e liberta o teu potencial ilimitado!
Cidadãos da UE
Tal como noutros países europeus, a Letónia reconhece a importância da experiência prática durante os estudos universitários.
As suas universidades são reconhecidas pelos seus programas em inglês para licenciaturas, mestrados e doutoramentos.
Certas especializações exigem que os estudantes passem por uma formação prática, proporcionando um ambiente rico em estágios e colocações.
No entanto, para estudar ou estagiar na Letónia, é necessário conhecer os requisitos de visto e a legislação.
Enquanto cidadão da UE/EEE ou da Suíça, não precisas de uma autorização de trabalho para trabalhar em qualquer país da UE, incluindo a Letónia.
Esta regra também se aplica aos estágios.
Esta liberdade de circulação constitui uma oportunidade única para adquirires experiência de trabalho internacional e alargares os teus horizontes profissionais.
No entanto, se tencionares permanecer na Letónia por mais de 90 dias, terás de registar a tua estadia no Gabinete dos Assuntos de Cidadania e Migração (OCMA)solicitando uma autorização de residência pelo menos um mês antes do final do período de 90 dias em que estás livre. Trata-se de uma formalidade para informar as autoridades de que vais residir no país durante um período prolongado.
Os documentos que tens de apresentar para obter uma autorização de residência como cidadão da UE são os seguintes
- Cartão Europeu de Seguro de Doença
- Uma fotografia
- Contrato de estudos/comprovativo de aceitação (fornecido pela tua entidade patronal ou universidade)
- Documento de viagem válido reconhecido na República da Letónia (bilhete de identidade ou passaporte)
- Formulário oficial de pedido de autorização de residência
- Documentos comprovativos de que adquiriste a formação necessária para iniciar o estágio (se aplicável)
Os documentos para o teu pedido de autorização de residência podem ser apresentados em letão, inglês, francês, russo ou alemão.
A menos que existam acordos internacionais em vigor que prevejam um procedimento diferente, todos os documentos emitidos noutros países têm de ser legalizados.
Começa o teu estágio: Depois de obteres a tua autorização de residência, podes começar o teu estágio na Letónia.
Impostos: Enquanto estagiário remunerado, podes estar sujeito ao imposto sobre o rendimento.
O processo de tributação dependerá das especificidades do teu estágio e da legislação fiscal da Letónia.
É aconselhável consultares um profissional da área fiscal ou as autoridades fiscais competentes para compreenderes as tuas obrigações fiscais.
Segurança social: Se estás a fazer um estágio remunerado, podes ter direito a cobertura da segurança social.
Na UE, estás geralmente coberto pelo sistema de segurança social do país onde trabalhas e não do país onde vives.
Isto significa que, se estás a fazer um estágio remunerado na Letónia, deves estar coberto pelo sistema de segurança social letão.
Cidadãos de países fora da UE
Enquanto cidadão de um país terceiro, podes ter o direito de trabalhar na UE, incluindo na Letónia, dependendo da tua nacionalidade ou do teu estatuto de membro da família de um cidadão da UE.
Eis os procedimentos gerais para os nacionais de países terceiros estagiarem legalmente na Letónia:
-
Autorização de trabalho: O estudante deve receber um convite oficial da Universidade ou da empresa onde o estágio será realizado.
O convite é arquivado no Office of Citizenship and Migration (OCMA) pelo representante da Universidade ou da empresa. -
Direitos dos nacionais de países específicos: Se és nacional da Turquia ou de países que têm um acordo com a UE (como a Argélia, Marrocos, Tunísia, Rússia, Albânia, Montenegro, Macedónia do Norte, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Sérvia, Ucrânia, Andorra, São Marino ou um dos 79 países do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico), os teus direitos de circulação e de trabalho na UE dependem inteiramente das regras nacionais do teu país de acolhimento.
Se trabalhares legalmente na UE, beneficias das mesmas condições de trabalho que os nacionais desse país.*A partirde 13 de junho de 2022, a Letónia suspendeu temporariamente a emissão de autorizações de residência temporária a cidadãos russos e bielorrussos.
**A partirde 2 de abril de 2012, a autorização de residência é emitida sob a forma de um cartão de identificação e os dados biométricos devem ser entregues antes da receção da autorização de residência (impressões digitais a partir dos seis anos de idade e uma fotografia digital do rosto).
-
Direitos dos membros da família de cidadãos da UE: Se tiveres uma relação familiar com um cidadão da UE, não precisas de uma autorização de trabalho para trabalhar e tens direito à igualdade de tratamento, incluindo o acesso a todas as vantagens sociais e fiscais.
-
Visto: Para além da autorização de trabalho, também precisas de um visto para permanecer na Letónia.
O tipo de visto (curto ou longo prazo) depende da duração do teu estágio. -
Autorização de residência: Se o teu estágio durar mais de 90 dias, terás de pedir uma autorização de residência temporária.
Este processo é normalmente apoiado pelo teu futuro empregador ou pela instituição onde vais estagiar.
Eis alguns pontos importantes a ter em conta:a) O Governo letão emite diferentes tipos de vistos e autorizações, consoante o tipo e a área de emprego.
Enquanto estagiário, terás de solicitar uma autorização de residência temporária.
Esta autorização permite-te permanecer na Letónia durante um determinado período de tempo e pode ser prorrogada, se necessário.
b) Processo de pedido: O pedido de autorização de residência temporária deve ser apresentado ao Gabinete dos Assuntos de Cidadania e Migração da Letónia. O pedido deve ser acompanhado de vários documentos, incluindo um passaporte válido, prova de meios financeiros suficientes para suportar a sua estadia na Letónia (a subsistência exigida é de 620 euros por mês), uma apólice de seguro de saúde e um documento que confirme a finalidade da estadia (como uma carta da sua entidade patronal ou instituição de ensino).
c) Tempo de processamento: O tempo de processamento de uma autorização de residência temporária pode variar.
Recomenda-se que apresente o pedido com bastante antecedência em relação à data prevista para a sua chegada à Letónia, a fim de dispor de tempo suficiente para o tratamento do pedido.
d) Validade: A autorização de residência temporária é válida durante o período do teu estágio.
Se o teu estágio for prolongado, terás de pedir também o prolongamento da tua autorização de residência.
Oportunidades de trabalho a tempo parcial para estudantes estrangeiros
A Letónia oferece uma excelente oportunidade para os estudantes estrangeiros trabalharem a tempo parcial, o que lhes permite ganhar a vida ao mesmo tempo que adquirem uma valiosa experiência profissional.
De acordo com as regras da União Europeia, os estudantes internacionais podem trabalhar até 20 horas por semana durante os semestres e 40 horas por semana durante as pausas semestrais.
As indústrias mais procuradas pelos estudantes trabalhadores a tempo parcial na Letónia incluem os têxteis, os restaurantes de fast food e a eletrónica.
Tipos de vistos de trabalho na Letónia
Existem três tipos de vistos disponíveis para os cidadãos estrangeiros com base na duração da sua estadia prevista: Tipo A (visto de trânsito aeroportuário), Tipo C Schengen (visto de curta duração) e Tipo D (visto de longa duração).
Para os cidadãos de países terceiros que pretendam estagiar na Letónia, é necessário solicitar um visto de trabalho, nomeadamente um visto de tipo “D”.
Os documentos necessários para apoiar estes pedidos variam consoante o país de residência do requerente.
Os pormenores estão disponíveis em linha no Gabinete dos Assuntos de Cidadania e Migração (OCMA).
Processo de candidatura
O processo de pedido de visto de trabalho na Letónia envolve várias etapas.
Em primeiro lugar, é necessário obter a autorização de residência antes de apresentar o pedido de visto.
Depois de os funcionários da OCMA aprovarem a autorização de residência, os requerentes podem passar à fase seguinte: solicitar um visto de longa duração.
Eis os passos e os requisitos para pedir um visto de trabalho para a Letónia para estágios em 2023:
1. Obter uma autorização de trabalho: A empresa que pretende contratar cidadãos estrangeiros apresenta um pedido de emprego ao Serviço de Assuntos de Cidadania e Migração da República da Letónia (OCMA) para registo do convite.
2. Candidata-te a um visto de tipo “D”: Quando tiveres a autorização de trabalho, podes pedir um visto de tipo “D”.
Este visto pode ser emitido por um período não superior a um ano e permite-te permanecer noutros países membros do espaço Schengen até 90 dias num período de 180 dias.
Tens de apresentar o pedido na embaixada da Letónia no teu país de origem/país vizinho.
Documentos necessários para solicitar o visto “D”:
- Passaporte com um período de validade de, pelo menos, três meses após a data prevista de partida da Letónia
- Formulário eletrónico de pedido de visto de longa duração impresso e assinado pelo requerente
- Tira uma fotografia (tamanho 35 mm x 45 mm) para a apresentação do visto
- Convite aprovado pela OCMA
- Junta aos documentos uma cópia do contrato de trabalho assinado
- Deve ser apresentada uma cópia de um comprovativo da residência prevista na Letónia, juntamente com os documentos
- Prova do emprego anterior + ITRs
- Prova da formação anterior: Devem ser apresentados os originais e as cópias dos diplomas e das notas dos teus estudos anteriores
- Reserva de bilhetes
- O seguro de viagem deve ser válido para todo o espaço Schengen e cobrir a totalidade do período da visita prevista (90 dias).
A cobertura mínima é de 42.600 EUR - Taxa de visto de 60 EUR
Processo de visto na embaixada: O prazo máximo de análise do pedido de visto D é de 15 dias.
Não te esqueças que os procedimentos e requisitos exactos podem variar, pelo que se recomenda que consultes a embaixada ou o consulado da Letónia no teu país para obteres informações mais precisas.
Perguntas frequentes
Para estagiar na Letónia, os cidadãos não comunitários precisam de um visto de tipo “D”, que é um visto de longa duração.
A empresa que pretende contratar cidadãos estrangeiros apresenta um pedido de emprego ao Serviço de Assuntos de Cidadania e Migração da República da Letónia (OCMA) para registo do convite.
Precisas de um passaporte, de um formulário de candidatura eletrónico preenchido, de um convite aprovado pela OCMA, de um contrato de trabalho, de um comprovativo da tua residência prevista na Letónia, de um comprovativo de emprego e de educação anteriores, de uma reserva de bilhetes e de um seguro de viagem.
O prazo máximo de análise do pedido de visto “D” é de 15 dias.
A autorização de residência é um documento que confere a um estrangeiro o direito de residir na República da Letónia por um período de tempo determinado (autorização de residência temporária) ou de forma permanente (autorização de residência permanente).
Necessita de uma autorização de residência se pretender residir na República da Letónia por um período superior a 90 dias num período de meio ano a contar do primeiro dia de entrada.
Podes requerer uma autorização de residência através do Serviço de Assuntos de Cidadania e Migração da República da Letónia (OCMA).
O procedimento para requerer uma autorização de residência pode ser consultado no seu sítio Web oficial.
Não, não precisas de uma autorização de trabalho para estagiar na Letónia se fores cidadão da UE/EEE ou da Suíça.
Isto deve-se à liberdade de circulação dentro da UE.
Tens de registar a tua estadia no Office of Citizenship and Migration Affairs (OCMA) e pedir uma autorização de residência pelo menos um mês antes do fim do teu período de 90 dias gratuito.
Tens de apresentar o teu cartão europeu de seguro de doença, uma fotografia, o acordo de estudo/comprovativo de aceitação, um documento de viagem válido, o formulário oficial de pedido de autorização de residência e documentos que confirmem os estudos necessários.
Podes apresentar os teus documentos em letão, inglês, francês, russo ou alemão.
Sim, como estagiário remunerado, podes estar sujeito ao imposto sobre o rendimento. Consulta um profissional da área fiscal ou as autoridades fiscais competentes para conheceres as tuas obrigações fiscais.
Sim, se estiveres a fazer um estágio remunerado na Letónia, deves estar coberto pelo sistema de segurança social letão.